21/09/2022

Musicalização e Instrumentalização

 AULAS MUSICAIS

Seguimos com as atividades musicais conforme o aprendizado e desenvolvimento dos alunos, com uso de instrumentos de sopro, percussão e bateria. Buscamos diversificar a forma de musicalizar os alunos, através de atividades lúdicas, e com uso de outros instrumentos, como violão, teclado, o canto, escutando músicas com ritmos variados, incentivando os alunos a seguirem os ritmos com palmas, canto, instrumentos de percussão e sopro.

As nossas turmas estão se desenvolvendo em ritmos diferentes. Também, para cada uma, buscamos uma forma de atender diferenciada, mas sempre com o mesmo objetivo, de desenvolvê-los na musicalização e instrumentalizar aqueles que desejarem tocar algum instrumento e fazer parte da nossa Banda.

A turma ligada a STAN, com os alunos na idade de alfabetização, temos um ensino mais lúdico e com desenvolvimento da coordenação motora, buscando o desenvolvimento rítmico, com uso da bateria, percussão, escuta musical, desenhos e flauta doce. Já os mais avançados, estão sendo ensinados os instrumentos de sopro de metal e bateria, com reforço de teoria e aprendizado de partituras.

A turma ligada ao CRAS III (Oficinas/Congonha), está se desenvolvendo na execução da flauta doce e percussão. Estão executando diversas músicas e se aperfeiçoando para futuras apresentações.

A turma ligada à Escola João Teixeira Nunes está aprendendo fanfarra, marcha e desenvolvimento rítmico na percussão. Também estão ensaiando para futuras apresentações.

A nossa turma do CRAS II (Passagem) passou a ser ligada a Fundação Joanna de Angelis. Com eles, nosso ensino está voltado para a musicalização, percepção musical e desenvolvimento rítmico. Temos alunos mais avançados, os quais estamos aperfeiçoando a execução da flauta, do Cajon, bombo e caixa.

Também temos a turma de alunos aberta a comunidade, aonde buscamos desenvolver os alunos para ingressarem na banda. Estes depois que aprenderam a flauta doce e a teoria, estão agora se desenvolvendo nos instrumentos de metal.

Procuramos desenvolver as atividades conforme o nível de aprendizado de cada aluno. Ou seja, os alunos em fase de alfabetização, procuramos desenvolver atividades mais lúdicas, com uso de desenhos, lápis de cor e brincadeiras rítmicas. Já com os alunos mais velhos, buscamos atividades mais complexas, com reconhecimento das notas musicais, desenvolvimento rítmico e execução de músicas.

Em todas as turmas, os alunos são incentivados e convidados a conhecerem e participarem da banda. Aqueles que desejarem fazer parte, aprendem instrumentos de sopro e percussão separadamente e também em grupo, para reforçarem o entrosamento entre eles. Logo, eles começam a interagir com os músicos da Banda e são convidados a participarem de apresentações.

Atividades de entrosamento, realizadas por ambos os professores:

·          Prática de percussão com acompanhamento musical;

·          Planejamento e preparação dos materiais e conteúdo de aprendizado;

·          Entrosamento de alunos avançados com a banda;

·          Prática e ensaio em grupo com os alunos (sopro e percussão);

·          Musicalização com incentivo ao canto coral, acompanhados de percussão, violão e flauta doce;

·          Acompanhamento de alunos em apresentação da Banda;

·          Higienização dos instrumentos e materiais de aprendizado (baquetas e flautas).

         






Atividades do Professor de Música / instrumentos de Percussão:

·          Prática de percussão com manuseio de baquetas no bombo e caixa;

·          Prática de coordenação motora na bateria, ritmos básicos e avançados;

·          Prática de fanfarra e outros ritmos na percussão com acompanhamento musical;

·          Intermediação da interação de alunos mais avançado com músicos da banda;

·          Ensaio para apresentações dos alunos mais avançados;

 








Atividades da Professora de Música / instrumentos de sopro:

·          Treino das notas da linha, notas do espaço e valores musicais;

·          Ensinado técnica de sopro e manuseio de flauta doce com escala musical;

·          Prática de novas músicas na flauta com alunos mais avançados;

·          Musicalização com uso de violão e teclado;

·          Ensaio com alunos mais avançados para futuras apresentações;

·          Prática da escala musical de instrumentos de sopro de metal.