17/08/2022

Instrumentalização e Musicalização

Aulas de musicalização

Seguimos com as atividades musicais conforme o aprendizado e desenvolvimento dos alunos, com uso de instrumentos de sopro, percussão e bateria. Também estamos procurando outros meios de desenvolver a musicalização com os alunos, com o uso de mais instrumentos, como o violão e o teclado, juntamente com o canto.

Os alunos que estão iniciando nos instrumentos de metal, estão se desenvolvendo cada vez mais, e aprendendo também a teoria musical. Também seguimos com o desenvolvimento na percussão e bateria com os mais avançados.

As atividades com os parceiros do CRAS III estão sendo voltadas para ensaio de apresentações, pois estes alunos estão executando várias músicas na flauta doce, juntamente com acompanhamento da percussão.

Os alunos vindos da comunidade e da STAN, estão aprendendo os instrumentos de metal, percussão e bateria, e conforme o desenvolvimento deles, estão sendo direcionados para a integração com a banda. Também temos alunos com idade de alfabetização, onde desenvolvemos atividades mais lúdicas.

Já os alunos ligados ao CRAS II (Passagem), agora atendidos na Fundação Joanna de Angelis, estão sendo musicalizados, recebendo aulas de flauta doce e percussão. Também fazemos o uso de violão, teclado e incentivamos o canto coral, para desenvolver neles o ritmo e a percepção musical.

Os alunos que da Escola João Teixeira Nunes recebem aulas de percussão voltadas para o desenvolvimento de fanfarra. Também tem o aprendizado de vários ritmos, como marcha, valsa e bolero, com acompanhamento instrumental.

Procuramos desenvolver as atividades conforme o nível de aprendizado de cada aluno. Ou seja, os alunos em fase de alfabetização, procuramos desenvolver atividades mais lúdicas, com uso de desenhos, lápis de cor e brincadeiras rítmicas. Já com os alunos mais velhos, buscamos atividades mais complexas, com reconhecimento das notas musicais, desenvolvimento rítmico e execução de músicas.

Apesar do relaxamento das medidas de segurança quanto ao COVID – 19, nós procuramos seguir com alguns cuidados como o uso de álcool gel 70%, higienização de materiais como baquetas e flautas e higienização constante das mãos.

Os alunos aprendem instrumentos de sopro e percussão separadamente e também em grupo, para reforçarem o entrosamento entre eles. Também temos a interação entre os alunos mais avançados com os músicos da banda.

Atividades de entrosamento, realizadas por ambos os professores:

·          Prática de percussão com acompanhamento musical;

·          Planejamento e preparação dos materiais e conteúdo de aprendizado;

·          Entrosamento de alunos avançados com a banda;

·          Prática e ensaio em grupo com os alunos (sopro e percussão);

·          Musicalização com incentivo ao canto coral, acompanhados de percussão, violão e flauta doce;

·          Acompanhamento de alunos em apresentação da Banda;

·          Higienização dos instrumentos e materiais de aprendizado (baquetas e flautas).









Atividades do Professor de Música / instrumentos de Percussão:

·          Prática de percussão com manuseio de baquetas no bombo e caixa;

·          Prática de coordenação motora na bateria, ritmos básicos e avançados;

·          Prática de fanfarra e outros ritmos na percussão com acompanhamento musical;

·          Intermediação da interação de alunos mais avançado com músicos da banda;











Atividades da Professora de Música / instrumentos de sopro:

·          Treino das notas da linha, notas do espaço e valores musicais;

·          Ensinado técnica de sopro e manuseio de flauta doce com escala musical;

·          Prática de novas músicas na flauta com alunos mais avançados;

·          Musicalização com uso de violão e teclado;

·          Prática da escala musical de instrumentos de sopro de metal.