16/06/2020

Notação Musical parte 2


SINAIS OU SÍMBOLOS QUE ENCONTRAMOS NA PARTITURA



Além das notas musicais, das pausas e da clave, numa partitura encontramos outros símbolos que podem alteração a forma de execução dos valores de notas e pausas, a forma como contamos o tempo, a forma de execução dos sons das notas e a direção que temos que seguir na leitura da partitura. Ponto de aumento: pequeno ponto colocado depois de uma nota musical ou pausa, aumentando seu calor na sua metade; a) FÓRMULA DE COMPASSO: É um sinal que indica quanto tempo devemos ter em cada compasso e a unidade de tempo. Em outras palavras quer dizer: quantos tempos terão o compasso, e qual figura de nota equivalerá a um tempo. b) SINAIS DE ARTICULAÇÃO (O JEITO QUE A NOTA DEVE SER TOCADA): Ligadura: é um sinal de forma semicircular, que se coloca acima ou abaixo das figuras de notas com mesmo nome, somando seus valores, tocando elas como se fossem apenas uma; Legato: indica que notas de nomes diferentes devem ser tocadas sem nenhuma interrupção, como se fossem uma só; Tercinas ou Tresquiálteras: grupos rítmicos de três notas no mesmo valor de duas da mesma figura; c) SINAIS DE ACENTOS (QUE DIZEM COMO CADA NOTA INDIVIDUALMENTE DEVE SER TOCADA): Staccato: ponto sobre a nota que indica a execução entrecortada de pausas, ou seja, a nota deve ser executada na metade de seu valor e completada com pausa. Tenuto: indica que a nota deve ter ênfase, podendo alterar tanto a dinâmica quanto a duração dela; Fermata: é um sinal que indica a duração indeterminada de uma nota ou uma pausa; Acento: indica que a nota deve ser tocada com vigor e suavizada em seguida. d) SINAIS DE ORNAMENTOS (PROVOCAM ALTERAÇÃO NA ALTURA, DURAÇÃO OU FORMA DE EXECUÇÃO DE CADA NOTA): Apogiatura: é uma pequena nota colocada na nota principal, sendo tocada a primeira metade da duração da nota principal; Aciacatura: é semelhante à apogiatura, mas a nota é tocada muito rapidamente e não chega a “roubar” metade do tempo da nota principal. Serve para embelezar a música; Trinado ou Trilo: é a execução rápida e alternada de duas notas vizinhas, durante toda a duração da nota; e) SINAIS QUE MODIFICAM A ALTURA DAS NOTAS Sustenido: símbolo que indica que a nota deve ser elevada em um Semitom ou meio Tom; Dobrado sustenido: indica a elevação de dois Semitons ou um Tom; Bemol: símbolo que indica que a nota deve ser baixada em um Semitom ou meio Tom; Dobrado bemol: indica o abaixamento em dois Semitons ou um Tom; Bequadro: símbolo que indica que a nota deve ser executada em seu tom original (natural); Armadura de clave: define a tonalidade da música, indicando quais notas têm sua altura modificada por bemóis ou sustenidos durante toda a música ou até que uma nova armadura de clave seja utilizada. f) SINAIS DE REPETIÇÃO E CODAS São símbolos que indicam que você deve retornar a um determinado trecho, repetir uma quantidade de compassos ou pular outros, ou até repetir uma nota. Segno: símbolo que indica início de repetição de determinados trechos musicais; Dal Segno: indica que se deve ir para o segno mais próximo. Geralmente é seguido por al fine ou al coda; Coda: símbolo que indica o “pulo” para frente de trechos musicais. Só é usada depois que a música já foi executada uma vez e uma indicação D.S. al coda ou D.C. al coda foi seguida; Da Capo: normalmente, o símbolo que indica a volta ao início da música; Ritornelos: símbolos que indicam a repetição de trechos musicais. Se não houver um ritornelo na esquerda, o ritornelo da direita faz retornar para o início da música; Chaves de volta: compassos que são executados no fim de determinados trechos musicais, sendo que a primeira chave não é executada durante a segunda passagem, indo-se direto para a segunda vez, ou de acordo com as indicações nas chaves; Simile: símbolos que indicam a repetição do compasso anterior; Tremolo: indica a repetição de uma nota rapidamente. g) SINAIS DE INTENSIDADE DO SOM OU DINÂMICA É a graduada intensidade sonora empregada na execução musical. Usa-se a dinâmica por meio de sinais e abreviações; Crescente: indica que no trecho musical sob o qual ele está inserido, as notas devem ser executadas de forma crescente; Decrescente: indica que no trecho musical sob o qual ele está inserido, as notas devem ser executadas de forma decrescente; Pianíssimo (pp): com execução muito leve; Piano (p): com execução leve; Mezzo piano (mp): com execução meio leve; Mezzo forte (mf): com execução meio forte; Forte (f): com execução forte; Fortíssimo (ff): com execução muito forte