Além das notas musicais, das pausas e da clave, numa partitura encontramos outros símbolos que podem alteração a forma de execução dos valores de notas e pausas, a forma como contamos o tempo, a forma de execução dos sons das notas e a direção que temos que seguir na leitura da partitura.
Ponto de aumento: pequeno ponto colocado depois de uma nota musical ou pausa, aumentando seu calor na sua metade;
a) FÓRMULA DE COMPASSO:
É um sinal que indica quanto tempo devemos ter em cada compasso e a unidade de tempo. Em outras palavras quer dizer: quantos tempos terão o compasso, e qual figura de nota equivalerá a um tempo.
b) SINAIS DE ARTICULAÇÃO (O JEITO QUE A NOTA DEVE SER TOCADA):
Ligadura: é um sinal de forma semicircular, que se coloca acima ou abaixo das figuras de notas com mesmo nome, somando seus valores, tocando elas como se fossem apenas uma;
Legato: indica que notas de nomes diferentes devem ser tocadas sem nenhuma interrupção, como se fossem uma só;
Tercinas ou Tresquiálteras: grupos rítmicos de três notas no mesmo valor de duas da mesma figura;
c) SINAIS DE ACENTOS (QUE DIZEM COMO CADA NOTA INDIVIDUALMENTE DEVE SER TOCADA):
Staccato: ponto sobre a nota que indica a execução entrecortada de pausas, ou seja, a nota deve ser executada na metade de seu valor e completada com pausa.
Tenuto: indica que a nota deve ter ênfase, podendo alterar tanto a dinâmica quanto a duração dela;
Fermata: é um sinal que indica a duração indeterminada de uma nota ou uma pausa;
Acento: indica que a nota deve ser tocada com vigor e suavizada em seguida.
d) SINAIS DE ORNAMENTOS (PROVOCAM ALTERAÇÃO NA ALTURA, DURAÇÃO OU FORMA DE EXECUÇÃO DE CADA NOTA):
Apogiatura: é uma pequena nota colocada na nota principal, sendo tocada a primeira metade da duração da nota principal;
Aciacatura: é semelhante à apogiatura, mas a nota é tocada muito rapidamente e não chega a “roubar” metade do tempo da nota principal. Serve para embelezar a música;
Trinado ou Trilo: é a execução rápida e alternada de duas notas vizinhas, durante toda a duração da nota;
e) SINAIS QUE MODIFICAM A ALTURA DAS NOTAS
Sustenido: símbolo que indica que a nota deve ser elevada em um Semitom ou meio Tom;
Dobrado sustenido: indica a elevação de dois Semitons ou um Tom;
Bemol: símbolo que indica que a nota deve ser baixada em um Semitom ou meio Tom;
Dobrado bemol: indica o abaixamento em dois Semitons ou um Tom;
Bequadro: símbolo que indica que a nota deve ser executada em seu tom original (natural);
Armadura de clave: define a tonalidade da música, indicando quais notas têm sua altura modificada por bemóis ou sustenidos durante toda a música ou até que uma nova armadura de clave seja utilizada.
f) SINAIS DE REPETIÇÃO E CODAS
São símbolos que indicam que você deve retornar a um determinado trecho, repetir uma quantidade de compassos ou pular outros, ou até repetir uma nota.
Segno: símbolo que indica início de repetição de determinados trechos musicais;
Dal Segno: indica que se deve ir para o segno mais próximo. Geralmente é seguido por al fine ou al coda;
Coda: símbolo que indica o “pulo” para frente de trechos musicais. Só é usada depois que a música já foi executada uma vez e uma indicação D.S. al coda ou D.C. al coda foi seguida;
Da Capo: normalmente, o símbolo que indica a volta ao início da música;
Ritornelos: símbolos que indicam a repetição de trechos musicais. Se não houver um ritornelo na esquerda, o ritornelo da direita faz retornar para o início da música;
Chaves de volta: compassos que são executados no fim de determinados trechos musicais, sendo que a primeira chave não é executada durante a segunda passagem, indo-se direto para a segunda vez, ou de acordo com as indicações nas chaves;
Simile: símbolos que indicam a repetição do compasso anterior;
Tremolo: indica a repetição de uma nota rapidamente.
g) SINAIS DE INTENSIDADE DO SOM OU DINÂMICA
É a graduada intensidade sonora empregada na execução musical. Usa-se a dinâmica por meio de sinais e abreviações;
Crescente: indica que no trecho musical sob o qual ele está inserido, as notas devem ser executadas de forma crescente;
Decrescente: indica que no trecho musical sob o qual ele está inserido, as notas devem ser executadas de forma decrescente;
Pianíssimo (pp): com execução muito leve;
Piano (p): com execução leve;
Mezzo piano (mp): com execução meio leve;
Mezzo forte (mf): com execução meio forte;
Forte (f): com execução forte;
Fortíssimo (ff): com execução muito forte