20/05/2025

AULAS E ENSAIOS

 Aulas e Ensaio

As aulas são realizadas semanalmente, todas as terças-ferias (das 19 as 21hs), com aulas teóricas, aprenzidado de leitura de partitura e desenvolvimento ritmico, com uso de flauta doce, baquetas e outras dinâmicas lúdicas de ensino musical.





Nas quintas-feiras (das 19 às 21h), temos aulas práticas focadas no instrumento de interesse do aluno. Aonde ele põe em prática o que aprendeu na teoria. Com aulas de instrumentos de sopro, percussão e bateria. São desenvolvidas em grupo, com suporte individual, métodos específicos para cada instrumento e selecionados conforme o desenvolvimento do aluno.





Nas quartas-feiras (das 19 às 21h), temos os ensaios gerais da banda. Aonde, em grupo, praticamos as músicas de nosso repertório. Com um repertório que vai desde músicas gospel, até músicas folclóricas, marchas e hinos, procuramos ter uma grande variedade de estilos musicais, enriquecendo cada vez mais a cultura de nossos integrantes.





Nas sextas-ferias (das 19 às 21h), temos ensaios por nipes e atendimento individual. Nele, tiramos as dúvidas e alinhamos as vozes de cada instrumento da banda.







07/05/2025

Programa Tudo em Pauta

Programa Tudo Em Pauta


No dia 07/05/25, participamos do programa "Tudo Em Pauta", aonde conversamos sobre as atividades realizadas por nós. Ressaltamos os projetos que estão em andamento e também temos esta novidade: A Sociedade Musical Lira Tubaronense está em fase de implementação do projeto “Para Ver a Banda Passar”, contemplado pelo Criança Esperança, edição de 2025. Nossa cidade já registra os avanços e impactos do projeto. Os professores Filipe Calado (percussão), Josilaine Alano (sopro e maestrina) e Maria Miranda (canto coral) relataram os esforços da Lira na formação musical gratuita e inclusiva de crianças e adolescentes, e destacaram a relevância do apoio recebido pelo Criança Esperança. O projeto permitiu:  a aquisição de novos uniformes para os integrantes da banda e alunos da escola, contribuindo para o fortalecimento da identidade visual e para a valorização dos músicos;  a compra de móveis e equipamentos para a sede da instituição, assegurando melhores condições de ensino, prática musical e preservação do espaço histórico;  a execução de melhorias estruturais que garantem a continuidade das atividades pedagógicas e culturais da entidade.  Os professores enfatizaram que os recursos do Criança Esperança estão sendo aplicados de forma transparente e efetiva na manutenção e ampliação das atividades da Lira Tubaronense, que atende gratuitamente alunos a partir de 7 anos de idade, com aulas de teoria musical, prática instrumental (sopro e percussão) e canto coral. 

Matéria completa: